sexta-feira, agosto 28, 2009

**Crepúsculo, o filme**

A ideia de esdrever um livro nasceu de um sonho que Stephenie -mãe de três garotos- teve um dia. Nele, uma garota humana e jovem vampiro conversavam. Parecia um ótima história!
Porém, pouco convencida de que tivera uma grande idéia, ela começou a escrever o livro em segredo, durante as horas vagas de seu dia. Muitos envolvida com a própria história, Sthepenie passou a frequentar menos eventos sociais- ela precisava chegar ao fim daquela aventura.
Diante do sumiçi da autora, a irmã dela começou a ficar preocupada e resolveu descobrir o que estava acontecendo. Sthepenie revelou que escrevia um livro sobre vampiros e não tinha contado nem ao marido por medo de que ele achasse que ela estava pirada! A autora acabou enviando uma cópia para a irmã, que amou a história e a incentivou a publica-lá.
O primeiro livro da série, CREPÚSCULO foi lançado em 2004 e vendeu somente nos Estados Unidos quase 8 milhões de cópias. Foi publicado em 2008 e ganhou fã-clube de fazer inveja ao amrecano. Mas qual será a magia que está desta história?

1º: A saga de Sthepenie Meyer fala de um grande amor. Isabella Swan é uma garota comum que chega á pequena cidade de Forks, um lugar frio e chuvoso, sem conhecer niguém. Assim que põe seus pés na nova escola, ela nota um grupo de irmãos diferentes e vê, entre eles, um garoto especial. A partir daí, sua vida jamais seria a mesma.
Esse garoto de fato, chamado Edward Cullen, é o cara mais bonito da cidade e corresponde aos olhares de Bella, uma menina muito esperta, mas bastante comum. Logo de cara, ela percebe algo de diferente nele, ,as não imagina que ele seja um vampiro. Foi aí, com um olhar para o mistico, que Sthepenie Meyer despertou a nossa curiosidade e transformou sua história em BEST-SELLER.


Entrevista de de Sthepenie Meyer para a capricho:

Pergunta: Você está orgulhosa de que seu livro tenha virado um filme de sucesso?
Resposta: quando me procuraram há alguns anos para adptar o livro, fiquei com medo por já vi casos em que o filme acaba destruindo a história. Mas, enquanto eu escrevia o livro, imaginei tudo em uma grande tela. Eu tive muita sorte porque ficou maravilhoso e até algumas cenas adicionadas á adaptação ficaram muito boas. É um alivio saber que o filme ficou exatamente como eu esperava.

Pergunta: Você tinha os atores em mente enquanto escrevia o livro?
Resposta: Eu escrevi em 2003, ainda não havia publicado a história, mas já visualizava quem poderia ser Edward e Bella. Para ele, havia pensado em HENRY CAVILL, que estrelou  O CONDE  DE MONTE CRISTO (2002)
No caso de Bella, eu imaginei EMILY BROWNING. O trabalho dela em DESVENTURAS EM SÈRIE (2004) é fantástico. Mas, depois se seis anos, eles já estavam mais velhos e ivemos que procurar outros. E eu fiquei feliz com a escolha: KRISTEN STEWART e ROBERT PATTINSON são perfeitos.

Pergunta: Como foi a primeira vez que foi ao estúdio assistir ás filmagens?
Resposta: Na primeira vez, Catherine (a diretora) marcou um jantar. Os atores tinham acabado de sair de um sessão de fotos e estavam todos carater. Eu sentei á mesa e chegaram os Cullen. Foi a experiência mais incrivel de minha vida. Eu estava jantando com as pessoas da min ha imaginação!

Pergunta: Você se inspirou  em alguém para criar os personagens?
Resposta: Não exatamente. As garotas da escola são percebidas com as minhas amigas. Jacob é o nome de meu irmão. E, no segundo livro comecei a usar o nome de meus familiares. Parte do livro são coisas com que eu realmente sonhei.

Pergunta: Como voce escolheu os nomes dos protagonistas, Edward e Bella?
Resposta: Edward foi fácil. É um nome  romântico, não muito usado na América. Foi basicamente esse o critério. Com Bella foi diferente. Eu sei a ela o nome que daria se tivesse um menina.

Pergunta: No último livro da série, o casal vai para o Brasil. O que você sabe sobre o nosso país?
Resposta: Não sei muita coisa, mas uma das razões é que eu procurava por ilhas privadas e soube que existem ilhas ótimas perto do Rio de Janeiro. Meu irmão também morou em São Paulo por dois anos e voltou apaixonado pelo Brasil.

(autora do livro)
É fácil imaginar cada um dos personagens de Sthepenie Meyer na tela grande. E é o caminho natural que uma série como CREPÚSCULO, campeã de vendas nas livrarias , faz nos dias de hoje.
Edward e Bella estavam fadados a ficarem juntos também em Holliwood.
A trajetória de CREPÚSCULO no cinema começa há quatro anos, 2004 quando Sthepenie Meyer foi procurada pela MTV FILMS, um braço da PARAMOUNT, para vender sua história. A autora, que jpa havia imaginado seus personagens na telinha, topou. Sthepenie só na não adivinhou que o roteiro fosse fugir tanto do que ela criou. Na primeira versão, Bella era um garota megadescolada e os personagens ganharam apetrechos, como óculos de visão noturna "Eles poderiam ter lançado o filme assim, chamado com outro nome, que nunca ninguém saberia que era CREPÚSCULO", disse a autora á revista  ENTERTEIINMENT WEEKLY.
Para a sorte dos fanaticos, o estúdio acabou desistindo do projeto. Somente em 2006, o presidente da SUMMIT ENTERTAINMENT procurou Sthepenie com uma nova oferta. Lógico que a autora ficou insegura e exigiu, por contrato que o filme fosse fiel ao seu livro e, principalmente, que os vampiros não tivessem capas nem caninos gigantes. Eles tinham que parecer humanos.
A produtora investiu 37 milhões na adaptação para o cinema. Sob a direção de Catherine, Kristew Stewart e Robert Pattinson encarnaram Isabella Swan e Edward Cullen. E o resultado, acredite, não poderia ser melhor.
Entrevista de Catherine (diretora) para a Capricho:
Pergunta: Por que os vampiros são tão populares?
Resposta: Eles são muitos sexu. Zumbi é algo assustador. Losisomem muito peludo. Vampiros são misteriosos e fascinam as pessoas. Que garotra não gostaria de ser mordida por um vampiro? Principalmente se ele for Robert Pattinson.
Pergunta: Foi dificil trabalhar com atores jovens?
Resposta: No começo, como tinha a mesma idade, eles ficaram bem animados para se conhcer. Eu fiquei procupada. Até pensei em colocar meninos e meninas em hotéis diferentes, mas ninguém aceitou. Disseram que era coisa mais ridicula. Todos se comportaram bem. A quimica de Robert e Kristen só rolou na tela!
Pergunta: A autora do livro, Sthepenie Meyer te ajudou muito durante as filmagens?
Resposta: Ela apareceu algumas vizes durante as filmagens, mas sempre foi muito tranquila e nunca interferiu em nenhuma cena. Já os atores sempre queriam mudar alguma coisa. Eu estudava a opinião deles, mas não podia mudar sempre como queriam.
Pergunta: Como você escolheu os protagonistas?
Resposta: Fiquei impressionada ao ver a participação de Kristen Stewart (Bella) no filme NA NATUREZA SELVAGEM. Daí fui atrás dela para conhece-lá. Reservei um quarto de hotel e tirei um dia com Kristen, trabalhando em algumas cenas. Foi ótimo.
Pergunta: E o Robert?
Resposta: O mais dificil foi encontrar o Robert Pattinson porque ele vive em Londres. E nenhum dos outros atores era exatamente o que eu procurava. Foi bem dificil achar. Tinha que ser lindo, talentoso e jovem. Finalmente eu consegui marcar um dia na minha casa e coloquei a Kristen e o Robert para trabalharem juntos em algumas cenas. A quimica entre os dois foi imediata, não tive mais dúvida e me decidi por Robert.
Pergunta: Você teve medo de que as fãs do livro não gostassem se seu filme?
Resposta: Não tem como agradar a todos. Alguns vão amar, outros vão criticar. Eu me dediquei muito para fazer o filme da melhor maneira possivel.
Pergunta: Voce vai dirigir o próximo filme da série?
Resposta: Não sei. O roteiro para o segundo livro, LUA NOVA, ainda não tem que ser adaptado. O que eu sei que a próxima produção terpa mais investimentos e tudo vai depender do que acontecer com o primeiro.
(diretora do 1º filme)
Forks:  Reconsruir esse ambiente, que era o novo lar da protagonesta- onde ela viverá com o pai, um chefe de policia chamado Charlie-, era o primeiro grande desafio da equipe de filmagens.
Estava enganada quem achava, até aqui, que Forks ra fruto da imaginação da autora. A cidade americana realmente existe e é exatamento como a autora descreve. Pequena, com mais ou menos 3 mil habitantes, está localizada no estado de Washing ton. Oclima é exatamente o mesmo e, se vampiros realmente viver por lá.
A cidade foi o primeiro lugar que Catherine visitou para filmar CREPÚSCULO. Era a escolha mais óbvia para rodar o fime, mas talvez não fosse a mais prática.
A cidade- já tinha virado um ponto turistico a essa altura por causa do livro- era  perfeita, com suas florestas densar, temperaturas baixas e até uma cmunidade quileite. Não havia lugar para as filmagens rolaram. No entanto, por ser de porte tão pequeno, Forks~não tinha a infraestrutura necessária pára receber a equepe do filme. Por isso, era preciso uma subistituta á altura.
As cenas externas de Forks foram rodadas em Vernonia, Oregon estado vizinho de Wasghinton
As cenas da casa de Charlie foram gravadas em St. Helens, que também fica em Oregon, porque Vernonia foi atingida por tempestades e furacões no final de 2007, o que destruiu parte da cidade e atrapalhou as filmagens.
Foi também na cidade de St. Helens que foram rodadas as cenas que se passam em Port Angeles, como o jantar romântico de Bella e Edward. Era importante essa locação fosse bem diferente daquea em que eram rodadas as cenas em Forks.
Apesar de não ser portúaria como Port Angeles, St. Helens tem um extenso rio, o que trouxe muita realidade ás cenas. O tipo de coisa que a gente nem percebe quando está com os olhos vidrados na tela, não é?
Outro desafio era encontrar uma escola que parecesse com  a de Forks, também visitada pela a diretora e a equipe. A mais ou menos quatro horas de de viagem da original, a equipe se deparou com a Kalama High School, na cidade de Kalama, que tinha os mesmo tijolinhos da escola original.
Algumas cenas foram filmadas na escolas Madison High Sochool, Portland, porque havia mais janela e mais luminosidade.
Gravar essa cena era extramanente perigoso o carro desgovernado viria de verdade na diração de Kristen e Robert . Era mais uma missão para a equipe de efeitos especiais.
Com o objetivo de garantir a segurança dos atores, a produção colocou o carro desgovernado em cima de rodinhas e protegido por AIRBEGS.
A parte traseira do veiculo foi reconstruída em aluminoi. Para conseguir o efieto de derrapagem, quatro membros da equipe puxavam cordas presas ao carro. Mesmo com todo esse aparato, a equipe de efeitos especiais ainda amrrou outras duas cordas á picape, que você não vê as assistir a cena, e as prendeu em outros  dois caminhões.
Com a derrapagem do carro de Tyler Crowley garantida, a produção precisava dar a ilusão de qie Edward seguraria a porta do carro com as próprias mãos, numa cena emocionant. Por isso, vários materias foram testados para construir uma nova porta para a picape. A equipe d efeitos especiais gostava bastante da feitad e aluminoi, mas a diretora prefeiru substitui-lá por folhas de aluminoi industriais. Tudo para que a mão de Edward ficasse marcada na porta.
Umas da piores cenas para a equipe gravar foi a que Bella e a turma da escola vai até a praia de La Push, nessa cena o parque em que iriam gravar não autorizou a entrada de carros e a equipe teve que carregar todo o equipamento a pé. Ao chegar ao local os maquiadores enfrentaram uma grande onda enquanto  andavam pelas rochas onde Kristen e Taylor faziam a cena. Contando o ônibus que ficou preso nas montanhas.
E para piorar tudo ainda mais Sthepenie decidiu visitar o set com toda a sua familia.
Outra cenas como a de Bella visitando a familia Cullen não esta no livro mas Catherine coloca para dar mais suspense. Outra também é a que Edward esta escalando as árvores com Bella em suas costas, essa também não tem no livro e Catherine criou tudo.
E assim o filme foi criado e vimos nos cinemas que fez muito sucesso!!!

Nenhum comentário: